SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Tests of Drying Rate and Scoring of Defects for the Prediction of Conventional Kiln Drying Quality of Eucalyptus sp. Wood – Part 2 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Floresta e Ambiente

Print version ISSN 1415-0980On-line version ISSN 2179-8087

Abstract

LONGUI, Eduardo Luiz et al. Algumas Propriedades da Madeira de Astronium graveolens ao Longo do Caule. Floresta Ambient. [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.142-149.  Epub Feb 12, 2016. ISSN 2179-8087.  https://doi.org/10.1590/2179-8087.109714.

Determinamos as variações axiais da densidade aparente, resistência ao cisalhamento paralelo à grã e anatomia da madeira de Astronium graveolens, relacionando estas propriedades ao longo do fuste. Cortamos cinco árvores com 20 anos de idade e estudamos amostras próximas da casca na base do tronco, a um, dois e três metros de altura. As variações axiais encontradas no lenho de A. graveolens parecem propiciar um equilíbrio entre a resistência mecânica da madeira na base do fuste pela maior densidade e também pela maior resistência ao cisalhamento devido a maior frequência de raios que contribuem no travamento das células orientadas no sentido vertical evitando assim que o tronco quebre facilmente ao ser flexionado. Pensando na condutividade hidráulica, vasos com menor diâmetro e frequência na base do fuste podem garantir maior segurança ao diminuir a ocorrência de embolismos que poderiam prejudicar o fluxo de água ao longo do fuste.

Keywords : condutividade hidráulica; resistência da madeira; guaritá; variação axial.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )