SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Forestry Clean Development Mechanism and the Heveicuture in the State of Acre, BrazilSilvicultural Performance of Tectona grandis L.f. at Different Spacings in Caceres, Mato Grosso State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Floresta e Ambiente

Print version ISSN 1415-0980On-line version ISSN 2179-8087

Abstract

COSTA, Marcones Ferreira et al. Caracterização e Divergência Genética de Populações de Casearia grandiflora no Cerrado Piauiense. Floresta Ambient. [online]. 2016, vol.23, n.3, pp.387-396.  Epub May 24, 2016. ISSN 1415-0980.  https://doi.org/10.1590/2179-8087.007115.

Casearia grandiflora (Salicaceae) é uma espécie típica do cerrado piauiense, o conhecimento da diversidade genética dessa espécie é de grande importância para estabelecimento de práticas e estratégias de conservação biológica. O presente estudo teve como objetivo caracterizar a diversidade de C. grandiflora em duas áreas de cerrado do Piauí. Foram analisados 15 descritores de natureza quantitativa, através da medição do caule, folha, fruto e semente, seguida de posterior análise multivariada (componentes principais e agrupamento). Tanto a análise de componentes principais quanto os métodos de agrupamento apresentaram semelhanças na associação das plantas, o que contribuiu para o conhecimento dos padrões de variação fenotípica e divergência da espécie, sendo que a maior variação da diversidade genética foi encontrada dentro das populações. Os resultados fornecem informações importantes, visto que na literatura descrições sobre caracterização morfológica e diversidade genética dessa espécie ainda são limitadas.

Keywords : características fenotípicas; componentes principais; Salicaceae.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )