SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Stem Profile Equations for the Eucalyptus camaldulensis Dehnh in South Central TocantinsSurvival and Fructification of Bertholletia excelsa Bonpl. in Deforested Areas, Oriximiná, Pará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Floresta e Ambiente

Print version ISSN 1415-0980On-line version ISSN 2179-8087

Abstract

BORGES, Kelly Cristiene de Freitas; SANTANA, Denise Garcia de; LOPES, Susana Webber  and  PEREIRA, Vanderley José. Coloração do Fruto e Substrato na Emergência e no Crescimento de Plantas de Eugenia calycina Cambess. Floresta Ambient. [online]. 2016, vol.23, n.4, pp.544-554.  Epub Apr 29, 2016. ISSN 1415-0980.  https://doi.org/10.1590/2179-8087.144215.

O objetivo do trabalho foi avaliar a influência da coloração dos frutos na emergência e no crescimento das plantas de Eugenia calycina Cambess (pitangueira-do-cerrado), assim como de substratos com diferentes proporções de material orgânico e estruturante. Três experimentos foram instalados: o primeiro de emergência; o segundo de crescimento de plantas constituídos de sementes provenientes de frutos verdes, alaranjados/avermelhados, vermelho-claros e vermelho-escuros; e o terceiro comparou cinco misturas de Bioplant® suplementado com Vermiculita® e com pó-de-coco no crescimento das plantas, ambos nas proporções de 20% e 40%. A coloração do fruto não influenciou a capacidade de emergência, tempo (início, médio e final), velocidade e sincronia de emergência das plântulas de E. calycina. O crescimento das plantas até 270 dias de cultivo foi independente da coloração do fruto. A Vermiculita® e o pó-de-coco suplementados ao Bioplant® não afetaram o crescimento das plantas até os 120 dias de cultivo.

Keywords : maturação do fruto; fruteiras nativas; pitangueira-do-cerrado; sementes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )