SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Evaluation of Pinus taeda L. Seed Dispersal by Tree-ring Analysis of Natural Regenerated TreesComputer System for Adjusting the Probability Density Functions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Floresta e Ambiente

Print version ISSN 1415-0980On-line version ISSN 2179-8087

Abstract

BATISTA, Djeison Cesar; OLIVEIRA, José Tarcísio da Silva; PIZETTA, Rená Porto  and  LUBE, Vinicius Munaldi. Avaliação da Qualidade da Secagem Natural de Tábuas de Teca pela Utilização de Gradientes de Umidade. Floresta Ambient. [online]. 2017, vol.24, e00066613.  Epub Oct 24, 2016. ISSN 1415-0980.  http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.066613.

A determinação dos gradientes de umidade é uma das etapas mais importantes na avaliação da qualidade da secagem da madeira. O objetivo geral do trabalho foi estudar a qualidade da secagem natural de tábuas de teca utilizando os gradientes de umidade na espessura e no comprimento. Seis tábuas representativas (40 × 180 × 2.300 mm) foram amostradas de uma pilha de secagem natural sob cobertura, divididas em 30 partes iguais no comprimento e medidas com um medidor elétrico de umidade resistivo, resultando em quatro tratamentos: duas profundidades (1/4 e 1/2 da espessura) e duas superfícies (interna e externa) de medição. Dentre as principais conclusões, a qualidade da secagem natural pôde ser considerada boa, principalmente por dois motivos: i) os gradientes de umidade médios na espessura foram comparáveis àqueles reportados na literatura para secagem artificial de tábuas menos espessas; ii) a amplitude da umidade média entre tábuas (2,5 p.p.) foi satisfatória para um processo de secagem conduzido sem controle das variáveis ambientais. O gradiente de umidade no comprimento foi completamente diferente daqueles reportados na literatura, nos quais o topo de nenhuma tábua apresentou menor umidade do que as porções compreendidas entre os topos.

Keywords : secagem da madeira; controle de qualidade; Tectona grandis.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )