SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Production of Yellow Cortez (Tabebuia serratifolia) Seedlings in Response to Nitrogen FertilizationCarbon, Nitrogen and Natural Abundance of δ13C in Forest Cover author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Floresta e Ambiente

Print version ISSN 1415-0980On-line version ISSN 2179-8087

Abstract

CARVALHO, Daniel Costa de; PEREIRA, Marcos Gervasio; GUARESCHI, Roni Fernandes  and  MARANHAO, Deyvid Diego Carvalho. Estoque de Carbono e Nitrogênio e Abundância Natural de δ13C na Estação Ecológica de Pirapitinga, MG. Floresta Ambient. [online]. 2017, vol.24, e20150092.  Epub Apr 10, 2017. ISSN 1415-0980.  http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.009215.

A avaliação integrada dos atributos físicos, estoque de carbono (EstC) e de nitrogênio (EstN) além da abundância natural de δ13C do solo se mostram eficazes na detecção de mudanças ocorridas na paisagem. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar e comparar a densidade do solo, EstC, EstN e abundância natural de δ13C em perfis de solo de diferentes fitofisionomias da Estação Ecológica de Pirapitinga – EEP visando elucidar as mudanças ocorridas nesse ambiente. Para isso, foram coletadas e analisadas amostras de terra em profundidade de até um metro nas diferentes fitofisionomias da EEP. Os maiores teores de argila do solo e densidade de plantas das fitofisionomias florestais proveram maiores EstC e EstN e menores valores de densidade do solo em comparação às demais vegetações campestres. O δ13C revelou que as áreas das fitofisionomias florestais eram antes ocupadas preponderantemente por plantas do ciclo fotossintético C4, semelhantes à vegetação campestre encontrada atualmente na EEP.

Keywords : dinâmica da paisagem; matéria orgânica do solo; composição isotópica; fitofisionomias do Cerrado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )