SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Volume Equations and Form and Bark Factors for Coastal Secondary Forests of Santa Catarina StateLandscape Ecology of a Watershed in the Brazilian Coastal Flat Lands author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Floresta e Ambiente

Print version ISSN 1415-0980On-line version ISSN 2179-8087

Abstract

ANDREACCI, Fernando; BOTOSSO, Paulo Cesar  and  GALVAO, Franklin. Fenologia Vegetativa e Crescimento de Cedrela fissilis na Floresta Atlântica, Paraná, Brasil. Floresta Ambient. [online]. 2017, vol.24, e20150241.  Epub Apr 10, 2017. ISSN 1415-0980.  http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.024115.

A fenologia, o incremento em circunferência do tronco e a atividade cambial de indivíduos de Cedrela fissilis (Meliaceae) foram observados mensalmente em duas tipologias de Floresta Ombrófila (Densa e Mista) na Floresta Atlântica, Estado do Paraná, Brasil. As observações se deram por meio do método de índice de atividade, leitura de incremento em circunferência do tronco com o uso de dendrômetros permanentes e amostragens periódicas de tecido cambial de 24 árvores da espécie. O ritmo de incremento observado é sazonal, iniciando-se após a expansão total do limbo e interrompendo-se quando as folhas maduras estão em senescência adiantada e/ou em sua ausência. Análises estatísticas mostraram relações significativas entre incremento, variáveis climáticas e fenologia. A espécie apresenta formação de anéis anuais de crescimento, sendo observadas flutuações anatômicas intra-anuais. Os resultados indicam que a fenologia vegetativa dos indivíduos parece ser influenciada mais fortemente pelo fotoperíodo e temperatura do que pela precipitação.

Keywords : floresta ombrófila; dendrômetros; atividade cambial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )