SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Climatic Parameters and Diameter Increment of Forest Species in Alluvial Forest in Southern BrazilDouble Entry Volumetric Models for Use in Brazilian Forest Stands author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Floresta e Ambiente

Print version ISSN 1415-0980On-line version ISSN 2179-8087

Abstract

PEREIRA, Marcos Paulo dos Santos; FRANCELINO, Márcio Rocha  and  QUEIROZ, Jarbas Marçal.. A Cobertura Florestal em Paisagens do Médio Vale do Rio Paraíba do Sul. Floresta Ambient. [online]. 2017, vol.24, e00134115.  Epub Apr 10, 2017. ISSN 1415-0980.  http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.134115.

A contínua substituição da cobertura florestal pelo cultivo agrícola e a urbanização causaram alterações na maior parte do bioma Mata Atlântica no Brasil. O entendimento da interação entre os fatores físicos, antrópicos e da cobertura vegetal em uma paisagem é de fundamental importância para oferecer subsídios ao planejamento territorial de forma sustentável. Este estudo investigou a influência da altitude, declividade e orientação das vertentes na cobertura florestal em três diferentes paisagens no município de Vassouras, RJ. No geral, as áreas analisadas apresentaram a cobertura florestal fragmentada, porém foi observada uma paisagem com maior cobertura florestal do que pastagens. Entre as variáveis analisadas, a altitude e a declividade apresentaram uma relação positiva com a cobertura florestal. As paisagens estavam inseridas em diferentes contextos socioeconômicos que podem também determinar a distribuição da cobertura florestal atual. A região estudada oferece atributos socioambientais específicos de cada paisagem, cuja compreensão deve ser útil ao planejamento ambiental.

Keywords : fragmentação florestal; ecologia de paisagens; uso do solo; pastagens; vassouras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )