SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Litterfall and Nutrient Input in a Degraded AreaMicrobiological Attributes of Soil Under Spontaneous Restoration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Floresta e Ambiente

Print version ISSN 1415-0980On-line version ISSN 2179-8087

Abstract

ROSA, Thiago Souza da et al. Utilização de Cinco Espécies de Eucalyptus para a Produção de Painéis OSB. Floresta Ambient. [online]. 2017, vol.24, e20160049.  Epub Apr 27, 2017. ISSN 1415-0980.  http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.004916.

O objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade técnica da utilização de cinco espécies de Eucalyptus, provenientes de plantios com ciclo de curta rotação, para produção de painéis OSB. As espécies estudadas foram: Eucalyptus benthamii, Eucalyptus dunni, Eucalyptus grandis, Eucalyptus saligna, Eucalyptus urograndis, a mistura entre elas e o Pinus taeda como testemunha. Os painéis de Eucalyptus apresentaram maior estabilidade dimensional quando comparados com os painéis testemunha. Os painéis compostos pelo mix de espécies apresentaram estabilidade dimensional semelhante aos demais produzidos com as espécies de Eucalyptus puras. No ensaio de flexão estática os valores de MOR não apresentaram diferenças estatísticas entre os tratamentos, porém, para MOE, os painéis de Eucalyptus apresentaram valores estatisticamente superiores quando comparados aos da testemunha. Na tração perpendicular os painéis produzidos com Pinus taeda apresentaram valor médio superior às demais espécies. Todas as espécies assim como a mistura entre elas mostraram viabilidade técnica para produção de painéis OSB.

Keywords : curta rotação; painéis de partículas orientadas; espécies de rápido crescimento; painéis estruturais e não estruturais; fenol-formaldeído.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )