SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Balanço de Carbono – Viabilidade Econômica de Dois Sistemas Agroflorestais em Viçosa, MGAvaliação Ambiental do Parque Olhos D’Água: Aplicação do Método da Disposição a Pagar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Floresta e Ambiente

versão impressa ISSN 1415-0980versão On-line ISSN 2179-8087

Resumo

PERTUZZATTI, Anderson et al. Influência da Umidade na Resistência da Madeira de Eucalipto a Impactos. Floresta Ambient. [online]. 2017, vol.24, e00092514.  Epub 03-Ago-2017. ISSN 2179-8087.  https://doi.org/10.1590/2179-8087.092514.

O estudo teve como objetivo avaliar a resistência da madeira de Eucalyptus grandis e Eucalyptus cloeziana submetidas a diferentes condições de umidade a impactos. Para tanto, os corpos de prova foram distribuídos em três condições de umidade (seco, climatizado e saturado). Foram avaliadas as propriedade de resistência a impactos, massa específica e teor de umidade de equilíbrio. Os dados foram interpretados por meio de análise de variância fatorial. Dessa maneira, verificou-se que a madeira de E. cloeziana foi mais resistente a impactos na condição saturada em comparação com as amostras climatizada e seca. Já o E. grandis não apresentou diferença significativa entre as condições de umidade testadas. O E. cloeziana demonstrou maior capacidade de absorver impactos em relação ao E. grandis. Ambas as espécies foram classificadas como pouco resistentes a impactos. Portanto, não é recomendado a utilização das espécies estudadas em locais sujeitos a cargas de choque.

Palavras-chave : flexão dinâmica; qualidade da madeira; Eucalyptus grandis; Eucalyptus cloeziana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )