SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Influência da Umidade na Resistência da Madeira de Eucalipto a ImpactosDinâmica da Vegetação Arbórea em Floresta Ombrófila Mista Montana Antropizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Floresta e Ambiente

versão impressa ISSN 1415-0980versão On-line ISSN 2179-8087

Resumo

ALMEIDA, Alexandre Nascimento de; VERSIANI, Raphael de Oliveira; SOARES, Philipe Ricardo Casemiro  e  ANGELO, Humberto. Avaliação Ambiental do Parque Olhos D’Água: Aplicação do Método da Disposição a Pagar. Floresta Ambient. [online]. 2017, vol.24, e00094714.  Epub 03-Ago-2017. ISSN 2179-8087.  http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.094714.

O objetivo do estudo foi o de aplicar o método da Disposição a Pagar (DAP) aos frequentadores do Parque Olhos D’Água e, com isso, contribuir para a valoração dos seus atributos ambientais visando à preservação e melhoria da referida Unidade de Conservação. O Parque Olhos D’Água localiza-se em área nobre de Brasília e foi criado na esfera administrativa do Distrito Federal. O presente estudo apoiou-se em variáveis de segmentação econômica, psicográfica e no conhecimento ecológico dos usuários. Para tanto, foram aplicados 100 questionários, contendo perguntas divididas em duas partes: 1) indicação da disposição a pagar pelos usuários do parque; 2) segmentação, segundo determinados critérios e caracterização dos usuários. Os resultados indicaram não somente que as pessoas com perfil altruísta e mais preocupadas com o meio ambiente apresentaram maior disposição a pagar pela conservação do Parque Olhos D’Água, como também que este segmento de usuários poderia contribuir para a definição do perfil do usuário verde e, com isso, servir de base para a elaboração de um programa de marketing ambiental orientado para o incremento dos recursos financeiros necessários para as ações de preservação e melhoria do referido parque.

Palavras-chave : valoração ambiental; marketing ambiental; gestão ambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )