SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Carbon, Nitrogen, and Natural Abundance Of Δ13C and Δ15N of Soils Under Agroforestry SystemsCorrosivity Caused by Salt Solutions Employed in the Wood Dimensional Stability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Floresta e Ambiente

Print version ISSN 1415-0980On-line version ISSN 2179-8087

Abstract

LONGUI, Eduardo Luiz et al. Influência Genética Versus Ambiental Sobre a Variação Radial na Madeira de Myracrodruon urundeuva. Floresta Ambient. [online]. 2017, vol.24, e00119114.  Epub Aug 17, 2017. ISSN 2179-8087.  https://doi.org/10.1590/2179-8087.119114.

Hipotetizamos que árvores de Myracrodruon urundeuva de duas procedências com genótipos diferentes, apresentem variações anatômicas e na densidade aparente quando plantadas em ambiente diferente da origem de suas sementes, mas nas mesmas condições ambientais. Investigamos a variação radial em 12 árvores. Nossos resultados sugerem que a variação radial em M. urundeuva parece depender mais da origem das sementes, um fator genético, do que da influência do clima e do solo, um fator ambiental, pois só a frequência de vasos e comprimento das fibras mostraram o mesmo padrão de variação radial nas duas procedências. Ao comparar os mesmos anéis de crescimento em cada procedência, notam-se diferenças em todas as características, o que reforça as influências genéticas sobre a formação da madeira. Concluiu-se que as plantas mantêm a estrutura de madeira a partir da informação genética selecionada pelas condições climáticas da região de origem das sementes, devido à natureza conservativa da madeira.

Keywords : aroeira; melhoramento de plantas; madeiras tropicais; propriedades da madeira.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )