Acessibilidade / Reportar erro

Características Imuno-Histoquímicas de Trombos Coronarianos de Pacientes com Infarto do Miocárdio com Elevação de ST e Diabetes Mellitus: Estudo Piloto

Introdução:

No contexto do infarto agudo do miocárdio, o diabetes mellitus está associado à maior mortalidade. O objetivo deste estudo foi avaliar se existem, entre os diabéticos, peculiaridades no processo de aterotrombose que poderiam estar implicadas em maior risco para tal desfecho.

Métodos:

Estudo piloto, proveniente de coorte de pacientes com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST submetidos à intervenção coronária percutânea primária e à tromboaspiração. Foram estudadas variáveis clínico-laboratoriais de cada caso. Os trombos foram analisados quanto às características histopatológicas e às expressões imuno-histoquímicas de CD34, CD61 e fator VIII.

Resultados:

Foram incluídos os primeiros dez pacientes portadores de diabetes mellitus com material disponível para análise, pareados por idade, sexo e tempo de evolução do infarto com dez pacientes sem diabetes mellitus. Não houve associação significativa entre as expressões imuno-histoquímicas de CD34, CD61 e fator VIII com relação às variáveis histopatológicas, laboratoriais e clínicas estudadas, inclusive com relação à presença de diabetes mellitus.

Conclusões:

Em análise preliminar, não foi possível demonstrar diferença significativa quanto à expressão da atividade de células endoteliais, da função plaquetária e da ativação da cascata de coagulação entre trombos de pacientes com e sem o diagnóstico de diabetes mellitus submetidos à intervenção coronariana primária.

Infarto do miocárdio; Diabetes mellitus ; Trombose coronária; Imuno-histoquímica; Intervenção coronária percutânea


Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI R. Beira Rio, 45, 7o andar - Cj 71, 04548-050 São Paulo – SP, Tel. (55 11) 3849-5034, Fax (55 11) 4081-8727 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbhci@sbhci.org.br