SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Resposta sazonal do fitoplâncton ao aumento de temperatura e aporte de fósforo em uma lagoa costeira de água doce no sul do Brasil: um bioensaio em microcosmoVariação especial e temporal de Peridinium umbonatum F. Stein, 1883 (Dinophyceae) e sua relação com o fitoplâncton total de uma lagoa rasa e oligotrófica no Brasil Central (Lagoa Bonita, Distrito Federal) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

RIGHI-CAVALLARO, Karina Ocampo; ROCHE, Kennedy Francis; FROEHLICH, Otávio  e  CAVALLARO, Marcel Rodrigo. Estrutura das comunidades de macroinvertebrados em corredeiras de um riacho cárstico Neotropical nas estações seca e chuvosa. Acta Limnol. Bras. (Online) [online]. 2010, vol.22, n.3, pp. 306-316. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.4322/actalb.02203007.

OBJETIVOS: Este estudo avaliou os efeitos das variáveis químicas e físicas e da sazonalidade na diversidade e estrutura da fauna de macroinvertebrados em corredeiras de um riacho cárstico Neotropical; MÉTODOS: As coletas foram realizadas durante as estações seca (Setembro 2003) e chuvosa (Março 2004), em cinco pontos de amostragem. Em cada ponto foram coletadas cinco unidades amostrais utilizando um amostrador Surber. Variáveis químicas e físicas também foram avaliadas; RESULTADOS: Temperatura, pH, ortofosfato e nitrogênio total foram muito similares entre as estações, enquanto os valores de comprimento da corredeira, condutividade, alcalinidade, amônia, fósforo total e a quantidade de folhiço variaram. O número total de organismos coletado foi 25114 pertencentes, a pelo menos, 50 famílias. Insetos constituíram o grupo dominante nas amostras. Trechos temporários foram amostrados na estação chuvosa, com o intuito de complementar o inventário faunístico; CONCLUSÕES: A sazonalidade ambiental foi um fator importante na estruturação da fauna de macroinvertebrados, onde uma diferença significativa entre a composição dos macroinvertebrados aquáticos nos períodos amostrados foi observada. Os resultados deste estudo demonstram a influência da sazonalidade na variação temporal da comunidade.

Palavras-chave : macroinvertebrados aquáticos; sazonalidade; riacho cárstico Neotropical; corredeira; habitat intermitente.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês