SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Resposta sazonal do fitoplâncton ao aumento de temperatura e aporte de fósforo em uma lagoa costeira de água doce no sul do Brasil: um bioensaio em microcosmoVariação especial e temporal de Peridinium umbonatum F. Stein, 1883 (Dinophyceae) e sua relação com o fitoplâncton total de uma lagoa rasa e oligotrófica no Brasil Central (Lagoa Bonita, Distrito Federal) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google
  • uBio

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

RIGHI-CAVALLARO, Karina Ocampo; ROCHE, Kennedy Francis; FROEHLICH, Otávio  e  CAVALLARO, Marcel Rodrigo. Estrutura das comunidades de macroinvertebrados em corredeiras de um riacho cárstico Neotropical nas estações seca e chuvosa. Acta Limnol. Bras. (Online) [online]. 2010, vol.22, n.3, pp. 306-316. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.4322/actalb.02203007.

OBJETIVOS: Este estudo avaliou os efeitos das variáveis químicas e físicas e da sazonalidade na diversidade e estrutura da fauna de macroinvertebrados em corredeiras de um riacho cárstico Neotropical; MÉTODOS: As coletas foram realizadas durante as estações seca (Setembro 2003) e chuvosa (Março 2004), em cinco pontos de amostragem. Em cada ponto foram coletadas cinco unidades amostrais utilizando um amostrador Surber. Variáveis químicas e físicas também foram avaliadas; RESULTADOS: Temperatura, pH, ortofosfato e nitrogênio total foram muito similares entre as estações, enquanto os valores de comprimento da corredeira, condutividade, alcalinidade, amônia, fósforo total e a quantidade de folhiço variaram. O número total de organismos coletado foi 25114 pertencentes, a pelo menos, 50 famílias. Insetos constituíram o grupo dominante nas amostras. Trechos temporários foram amostrados na estação chuvosa, com o intuito de complementar o inventário faunístico; CONCLUSÕES: A sazonalidade ambiental foi um fator importante na estruturação da fauna de macroinvertebrados, onde uma diferença significativa entre a composição dos macroinvertebrados aquáticos nos períodos amostrados foi observada. Os resultados deste estudo demonstram a influência da sazonalidade na variação temporal da comunidade.

Palavras-chave : macroinvertebrados aquáticos; sazonalidade; riacho cárstico Neotropical; corredeira; habitat intermitente.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês