SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Avaliação da qualidade dos sedimentos do rio Gravataí (Rio Grande do Sul - Brasil) a partir de testes de toxicidade utilizando Daphnia magna (Straus, 1820) como organismo-testeProdutividade primária em um lago tropical raso brasileiro: experimentos no lago e em mesocosmos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

JONCK, Célio Roberto  e  ARANHA, José Marcelo Rocha. Influência de uma queda d'água sobre a riqueza e a similaridade de dois remansos em um rio da Mata Atlântica. Acta Limnol. Bras. (Online) [online]. 2010, vol.22, n.4, pp. 378-383. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.4322/actalb.2011.003.

OBJETIVO: O objetivo principal foi determinar o efeito do Salto Morato na riqueza e na composição da comunidade aquática; MÉTODOS: Nós comparamos a riqueza e a similaridade da fauna em amostras de quatro substratos de dois poços separados por uma cachoeira no Rio Morato, no sul do Brasil; RESULTADOS: A riqueza não foi significativamente diferente, embora o poço acima do salto tenha apresentado 72 taxa e o poço abaixo do salto apenas 65. Por outro lado, a fauna apresentou-se pouco similar, com apenas 36,5% de similaridade entre os poços; CONCLUSÕES: Isso indicou uma forte influencia da presença da cachoeira, principalmente nos organismos que tem todo o ciclo de vida na água, como os peixes e pequenos crustáceos. Isso permite que os insetos aquáticos, que tem fase adulta alada e, portanto, a capacidade de se dispersar até o poço acima do salto, se desenvolvam sem a pressão de seus principais predadores e tornem-se, naquele ambiente, os organismos de topo da teia trófica.

Palavras-chave : riacho; cachoeira; riqueza; similaridade; Floresta Atlântica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês