SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Variação sazonal do estado nutricional e da biomassa do perifíton em substrato artificial e natural em um reservatório tropical mesotróficoDistribuição espacial e categorização funcional trófica de comunidades de insetos aquáticos em rios na Serra da Bocaina, Sudeste Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

COLLING, Leonir André; BEMVENUTI, Carlos Emilio  e  PINOTTI, Raphael Mathias. Variabilidade temporal do bivalve Erodona mactroides BOSC, 1802 durante e após o fenômeno El Niño (2002/2003) em uma laguna subtropical, sul do Brasil. Acta Limnol. Bras. (Online) [online]. 2010, vol.22, n.4, pp. 410-423. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.4322/actalb.2011.006.

OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho foi avaliar as relações entre a variabilidade temporal de Erodona mactroides e os parâmetros abióticos da coluna d'água e do substrato em uma enseada rasa da região estuarina da Lagoa dos Patos, sul do Brasil; MÉTODOS: As amostras foram coletadas com um extrator de PVC (10 cm de diâmetro), enterrado a 10 cm no interior do sedimento, entre Outubro/02 e Dezembro/04. Em cada mês foram coletadas 18 amostras biológicas, seis réplicas de sedimento para análises granulométricas e teor de matéria orgânica, além de 12 réplicas quinzenais de experimentos de deposição de sedimentos. A salinidade, temperatura da coluna d'água, profundidade e vazão do estuário foram medidas diariamente. Os parâmetros abióticos e densidades do bivalve entre os meses em que foram observados eventos de mortalidade foram testados através de ANOVA (Uma via, p = 0,05), e a variabilidade sazonal de E. mactroides foi testada através da análise de Kruskal-Wallis (p = 0,05). Foi aplicada análise de Regressão entre os dados abióticos e Correlação de Spearman "R" entre os dados biológicos de densidade e parâmetros ambientais; RESULTADOS: Foram identificados dois períodos com características distintas: no início do estudo foram registradas condições limnéticas na região estuarina devido ao fenômeno ENSO - El Niño 2002/2003, quando foi registrada a ausência de E. mactroides, maiores percentuais de sedimento finos e menores percentuais de matéria orgânica. O segundo período foi caracterizado pela diminuição da influência do El Niño e predominância de condições mixohalinas, recrutamentos e pelo aumento das densidades médias de E. mactroides com sucessivos decréscimos no número de organismos devido a três eventos de mortalidade, menores percentuais de sedimentos finos e maiores percentuais de matéria orgânica; CONCLUSÕES: O presente estudo evidencia que a ocorrência de E. mactroides na porção sul da região estuarina, que depende do regime de vazão da laguna, caracteriza os recrutamentos como temporalmente imprevisíveis, e sua persistência é afetada por condições desfavoráveis a seu desenvolvimento como eventos de deposição de sedimentos finos.

Palavras-chave : Erodona mactroides; recrutamento; El Niño; estuário; Lagoa dos Patos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês