SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Controle descendente em um lago tropical raso do Pantanal Norte, BrasilCalibração do modelo QUAL2K em uma micro bacia brasileira: efeitos do uso e ocupação do solo na qualidade da água índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

RODRIGUES, Claudinei José et al. Dinâmica diurna das formas de carbono inorgânico e oxigênio dissolvido em viveiro de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus Linnaeus, 1758), São Paulo, Brasil. Acta Limnol. Bras. (Online) [online]. 2010, vol.22, n.4, pp. 466-473. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.4322/actalb.2011.010.

As águas naturais podem se comportar como sumidouros ou emissores de dióxido de carbono (CO2), dependendo das características físico-químicas do sistema (difusão e reações desse gás na água), como também do pH, e da produção primária dos microorganismos através do consumo desse compostos. Evidências apontam que as concentrações de CO2 nos lagos são principalmente reguladas pelo metabolismo aquático, ou seja, pelo balanço entre a respiração e a fotossíntese; OBJETIVO: O presente estudo teve por objetivo descrever aspectos do metabolismo do cultivo de tilápias do Nilo, a partir da dinâmica e do equilíbrio das concentrações de oxigênio (OD) e das formas de carbono inorgânico dissolvido (CID): dióxido de carbono (CO2) e bicarbonato (HCO3-). As demais variáveis analisadas foram: fósforo total, transparência da água, alcalinidade total, temperatura da água, pH, radiação subaquática e análise quantitativa da comunidade fitoplanctônica; MÉTODOS: As amostragens ocorreram durante 5 dias consecutivos das 6:00 às 20:00 h (dezembro/2006) em intervalos de 2 h; RESULTADOS: Durante o ensaio foi observada periodicidade nas flutuações das concentrações de CID, sendo CO2 e HCO3-, as frações predominantes. Os valores de CID foram fortemente influenciados pela fração CO2 e no período da tarde ocorreu predominância da fração HCO3-. As concentrações de CO2 variaram de 0.48 µM a 138.94 µM, com concentração média diária de 18,04 µM. Os fluxos de CO2 na interface água atmosfera mostraram variações ao longo do dia. No período da tarde (12:00 h às 18:00 h) ocorreram no sentido atmosfera/viveiro, entretanto, o balanço foi de 576.7 µmol.m-2.h-1 no sentido viveiro/atmosfera; CONCLUSÕES: A dinâmica observada indicou que nas condições deste estudo, o metabolismo dos organismos aquáticos foi a principal função de força desse sistema, fato corroborado pelo intenso processo de eutrofização do viveiro.

Palavras-chave : piscicultura; variação diurna; tilápias do Nilo; gás carbônico; qualidade da água; metabolismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês