SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Controle descendente em um lago tropical raso do Pantanal Norte, BrasilCalibração do modelo QUAL2K em uma micro bacia brasileira: efeitos do uso e ocupação do solo na qualidade da água índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google
  • uBio

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

RODRIGUES, Claudinei José et al. Dinâmica diurna das formas de carbono inorgânico e oxigênio dissolvido em viveiro de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus Linnaeus, 1758), São Paulo, Brasil. Acta Limnol. Bras. (Online) [online]. 2010, vol.22, n.4, pp. 466-473. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.4322/actalb.2011.010.

As águas naturais podem se comportar como sumidouros ou emissores de dióxido de carbono (CO2), dependendo das características físico-químicas do sistema (difusão e reações desse gás na água), como também do pH, e da produção primária dos microorganismos através do consumo desse compostos. Evidências apontam que as concentrações de CO2 nos lagos são principalmente reguladas pelo metabolismo aquático, ou seja, pelo balanço entre a respiração e a fotossíntese; OBJETIVO: O presente estudo teve por objetivo descrever aspectos do metabolismo do cultivo de tilápias do Nilo, a partir da dinâmica e do equilíbrio das concentrações de oxigênio (OD) e das formas de carbono inorgânico dissolvido (CID): dióxido de carbono (CO2) e bicarbonato (HCO3-). As demais variáveis analisadas foram: fósforo total, transparência da água, alcalinidade total, temperatura da água, pH, radiação subaquática e análise quantitativa da comunidade fitoplanctônica; MÉTODOS: As amostragens ocorreram durante 5 dias consecutivos das 6:00 às 20:00 h (dezembro/2006) em intervalos de 2 h; RESULTADOS: Durante o ensaio foi observada periodicidade nas flutuações das concentrações de CID, sendo CO2 e HCO3-, as frações predominantes. Os valores de CID foram fortemente influenciados pela fração CO2 e no período da tarde ocorreu predominância da fração HCO3-. As concentrações de CO2 variaram de 0.48 µM a 138.94 µM, com concentração média diária de 18,04 µM. Os fluxos de CO2 na interface água atmosfera mostraram variações ao longo do dia. No período da tarde (12:00 h às 18:00 h) ocorreram no sentido atmosfera/viveiro, entretanto, o balanço foi de 576.7 µmol.m-2.h-1 no sentido viveiro/atmosfera; CONCLUSÕES: A dinâmica observada indicou que nas condições deste estudo, o metabolismo dos organismos aquáticos foi a principal função de força desse sistema, fato corroborado pelo intenso processo de eutrofização do viveiro.

Palavras-chave : piscicultura; variação diurna; tilápias do Nilo; gás carbônico; qualidade da água; metabolismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês