SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Distribuição de invertebrados aquáticos em uma lagoa costeira de água doce ao sul do Brasil em relação às características de água e sedimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

SILVA, Renato Henriques da; PANHOTA, Rafael Spadaccia  e  BIANCHINI JUNIOR, Irineu. Mineralização aeróbia e anaeróbia dos lixiviados de Salvinia molesta e Myriophyllum aquaticum de um reservatório tropical (Brasil). Acta Limnol. Bras. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 109-118. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X2011000200001.

OBJETIVO: Nesse estudo foram descritas as mineralizações (aeróbias e anaeróbias) dos lixiviados de 2 espécies de macrófitas aquáticas (Salvinia molesta e Myriophyllum aquaticum) que ocorrem em um reservatório tropical (22° 00' S e 47° 54' O); MÉTODOS: As incubações, preparadas com os lixiviados das plantas e amostra de água do reservatório, foram mantidas no escuro e a 20 °C, por 45 dias. Foram avaliadas as cinéticas de perda de massa do carbono orgânico e de consumo de oxigênio; RESULTADOS:  Independente da condição experimental, os lixiviados foram principalmente utilizados na respiração; as mineralizações foram ligeiramente mais rápidas em meio aeróbio (1,22 vezes) e nessa condição, os rendimentos dos produtos refratários foram menores (2,3%); as relações estequiométricas O/C (oxigênio consumido por átomo de carbono) foram similares nas mineralizações aeróbias dos dois tipos de lixiviado (≈1,12); CONCLUSÕES: Com base nesses resultados concluiu-se que os lixiviados das macrófitas selecionadas são rapidamente decompostos e subsidiam prioritariamente o catabolismo (aeróbio ou anaeróbio) microbiano; supôs-se, ainda, que S. molesta contribua mais para as aduções de matéria orgânica dissolvida do reservatório do Monjolinho.

Palavras-chave : macrófitas aquáticas; cinéticas de mineralização; lixiviado; consumo de oxigênio; reservatório do Monjolinho.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês