SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Efeitos do enriquecimento de nutrientes em comunidades de algas: uma abordagem experimental em mesocosmosEfeitos da eutrofização e da Macrófita Aquática Typha domingensis Pers sobre a metanogênese em alagados construídos tropicais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

BAUMART, Joele; DALOSTO, Marcelo  e  SANTOS, Sandro. Efeito do carbofurano e metsulfuron-methyl sobre a comunidade de macroinvertebrados bentônicos de lavoura de arroz irrigado. Acta Limnol. Bras. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 138-144. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X2011000200004.

OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito do inseticida carbofurano e do herbicida metsulfuron-methyl na abundância e diversidade de macroinvertebrados bentônicos em campo de arroz irrigado. MÉTODOS: Para isto, dois tratamentos com agrotóxicos [o inseticida carbofurano (IC) e o herbicida metsulfuron-methyl (HM)] e um controle (Co), tratamento sem pesticida, foram aplicados em uma área experimental no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria. Amostras de solo foram coletadas em triplicatas em cada tratamento 30 dias antes (DBA) e 1, 10 e 51 dias após a aplicação dos pesticidas, posteriormente a macrofauna foi identificada. RESULTADOS: Vinte e um (21) taxa foram identificados, entre esses Trichoceridae esteve presente apenas em Co, enquanto que Hydroptilidae foi coletado apenas em IC, e Corixidae em HM. Em Co e IC, o grupo mais abundante foi Annelida, e em HM foi Diptera (Chironomidae) que prevaleceu. Diferenças significativas foram observadas entre Co e IC, na densidade de Odontoceridae (Co>IC) e Hydrophilidae (Co<IC), e entre Co e HM na densidade de Odontoceridae (Co>HM) e Hirudinea (Co<HM). CONCLUSÃO: Entretanto, apesar dos possíveis efeitos negativos dos pesticidas sobre a comunidade bentônica verificados nos primeiros dias após a aplicação, verificou-se que de forma geral a comunidade recuperou-se rapidamente.

Palavras-chave : impacto ambiental; densidade; comunidade bentônica; biomonitoramento; agrotóxicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês