SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Padrões de riqueza e composição de espécies das assembleias de peixes em riachos da bacia do rio Ivinhema, Alto Rio ParanáAvaliação espacial da qualidade da água em reservatório urbano (Complexo Billings, sudeste do Brasil) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Limnologica Brasiliensia

versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

TERNUS, Raquel Zeni et al. Influência da urbanização sobre a qualidade da água na bacia do alto Rio Uruguai no oeste de Santa Catarina, Brasil. Acta Limnol. Bras. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 189-199. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X2011000200009.

OBJETIVO: O objetivo desta pesquisa foi avaliar as características limnológicas de rios que atravessam áreas rurais e urbanas na bacia do alto Rio Uruguai no oeste de Santa Catarina, Brasil. MÉTODOS: Foram selecionados pontos nos afluentes, obedecendo ao gradiente longitudinal e diferente uso do solo das áreas adjacentes. As amostragens foram bimestrais de março de 2005 a agosto de 2006. Foram analisadas as variáveis profundidade, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido (OD), temperatura da água, demanda química de oxigênio (DQO), alcalinidade total, amônia, nitrito, nitrato e fósforo. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que para a maioria dos rios, da nascente até a foz, há um contínuo, caracterizado pelo aumento gradual da condutividade elétrica, da DQO, fósforo, alcalinidade, nitrito e nitrato. No entanto, para rios que atravessam áreas urbanas, verificou-se desvio desse padrão ocasionado pela elevada entrada de material orgânico. CONCLUSÕES: Foi observado mata ciliar degradada na maioria dos corpos d'água estudados, o que facilita a entrada de poluentes. Embora a região estudada sofra a pressão de uma intensa atividade agrícola (agricultura e pecuária) e com a maior concentração de criação de suínos do país, foi verificado que os rios mais alterados em suas características originais foram aqueles que recebem influência da área urbana com lançamento de esgoto e efluente industrial.

Palavras-chave : limnologia fluvial; poluição; fósforo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês