SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Zooplankton body-size structure and biomass in tropical floodplain lakes: relationship with planktivorous fishesPopulation and feeding structure of Steindachnerina notonota Miranda-Ribeiro, 1937 (Actinopterygii, Characiformes, Curimatidae) in Taperoá II dam, semi-arid region of Paraíba, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Limnologica Brasiliensia

On-line version ISSN 2179-975X

Abstract

GOMES, Caio Isola Dallevo do Amaral; PERESSIN, Alexandre; CETRA, Mauricio  and  BARRELLA, Walter. Primeiro registro de um indivíduo adulto de Misgurnus anguillicaudatus, Cantor 1842 do rio Ribeira de Iguape, Brasil. Acta Limnol. Bras. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 229-232.  Epub Feb 16, 2012. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X2012005000004.

OBJETIVO: Este trabalho objetivou descrever o primeiro registro de Misgurnus anguillicaudatus, Cantor 1842 no estado de São Paulo, bem como seus potenciais impactos em populações nativas. MÉTODOS: O exemplar foi capturado com equipamento de pesca elétrica, no Rio Itaguapeva, bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape, no Município de Ibíuna (SP), Brasil. Posteriormente, foi fixado em formalina 10% e levado ao laboratório, para identificação da espécie, coleta de dados morfométricos, avaliação do estádio de maturidade gonadal (Vazzoler, 1996) e análise do conteúdo estomacal. RESULTADOS: O indivíduo capturado era uma fêmea adulta, sem parasitas e com gônadas em estádio de maturidade B, que indica ovários já vascularizados e presença de ovócitos em processo de vitelogênese. A análise da dieta revelou que 95,3% do estômago era ocupado por larvas de insetos. CONCLUSÕES: A composição da dieta pode sugerir sobreposição alimentar e conseqüente competição por alimento com espécies nativas dos gêneros Trichomycterus e Characidium, que consomem essencialmente os mesmo itens. Ainda, a grande semelhança morfológica com espécies nativas, principalmente Siluriformes, poderia gerar disputa por abrigos. Adicionalmente, o estádio de maturidade gonadal e a já registrada capacidade da espécie de estabelecer populações invasoras em diversos ambientes geram preocupações quanto à possibilidade de reprodução da espécie no local.

Keywords : Dojo; espécies exóticas; maturidade sexual; sobreposição de dieta; Estado de São Paulo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English