SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Density and body size of the larval stages of the invasive golden mussel (Limnoperna fortunei) in two neotropical riversEvaluation of water quality parameters for monitoring natural, urban, and agricultural areas in the Brazilian Cerrado author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Limnologica Brasiliensia

On-line version ISSN 2179-975X

Abstract

SOUTO, Renata de Moura Guimaraes; FACURE, Kátia Gomes; PAVANIN, Luis Alfredo  and  JACOBUCCI, Giuliano Buzá. Influência de variáveis ambientais na comunidade de macroinvertebrados bentônicos de córregos urbanos de Veredas, Brasil Central. Acta Limnol. Bras. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 293-306.  Epub Mar 08, 2012. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X2012005000008.

OBJETIVO: Veredas e comunidades aquáticas e semi-aquáticas desempenham importante papel na proteção das bacias hidrográficas no Bioma Cerrado. Informações sobre efeitos de variáveis físico-químicas e da integridade do habitat nas comunidades de macroinvertebrados bentônicos têm aumentado nos anos recentes, entretanto, não há estudos avaliando a influência da urbanização nas comunidades de macroinvertebrados em córregos de veredas. Assim, ampliar o conhecimento da relação entre as variáveis abióticas e fauna bentônica é muito importante para a compreensão do funcionamento dos processos ecológicos e da integridade dos ecossistemas aquáticos. Este estudo investigou a influência de variáveis físicas e químicas nas comunidades de macroinvertebrados bentônicos ao longo de um gradiente de distúrbios antrópicos em quatro córregos de Vereda em Uberlândia (MG); um em uma área preservada e três na área urbana MÉTODOS: as amostras foram coletadas nas estações seca e chuvosa RESULTADOS: A análise de componentes principais separou o córrego da área preservada daqueles da área urbana por apresentar menores valores de DBO, DQO, tamanho do sedimento, condutividade, detergentes, pH, sólidos depositáveis e sólidos totais dissolvidos. Grupos sensíveis à poluição (e.g., Ephemeroptera e Trichoptera) foram associados ao córrego da área preservada e grupos mais tolerantes (Chironomidae e Oligochaeta) tiveram maior abundância nos córregos da área urbana. A Análise de Correspondência Canônica indicou que oxigênio dissolvido, condutividade, DBO, óleos e graxas e turbidez explicaram 56% da variação na distribuição e abundância de macroinvertebrados; CONCLUSÕES: comunidades bentônicas de córregos de Vereda em áreas urbanas no Bioma Cerrado parecem ser altamente afetadas pelas atividades humanas que aumentam a poluição orgânica da água e a sedimentação.

Keywords : bioindicadores; qualidade ambiental; poluição; Cerrado.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English