SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Spatial and seasonal distribution of chromophoric dissolved organic matter in the Upper Paraná River floodplain environments ( Brazil)The grass is always greener on the other side: Triplectides Kolenati, 1859 (Leptoceridae) and Marilia Müller, 1880 (Odontoceridae) occupying cases of other Trichoptera species author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Limnologica Brasiliensia

On-line version ISSN 2179-975X

Abstract

KLEINE, Priscila; TRIVINHO-STRIXINO, Susana  and  CORBI, Juliano José. Relação entre cultivo de banana e a comunidade de macroinvertebrados aquáticos. Acta Limnol. Bras. [online]. 2011, vol.23, n.4, pp. 344-352.  Epub May 08, 2012. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X2012005000012.

OBJETIVOS: O presente estudo analisou a influência do cultivo de banana sobre a comunidade de macroinvertebrados aquáticos de córregos localizados na região sul do Estado de São Paulo em áreas de Mata Atlântica (quatro em áreas com cultivo de banana e quatro localizados em áreas preservadas); MÉTODOS: As coletas da fauna foram realizadas no período de outubro a novembro de 2005. Os macroinvertebrados foram coletados com amostrador tipo Surber e rede D, ambos com malha de 0,25 mm em áreas de corredeira e remanso; RESULTADOS: No total, foram coletados 3609 macroinvertebrados pertencentes a 57 famílias, sendo 45 nos córregos florestados e 46 nos locais de cultivo da banana. Gripopterygidae, Perlidae, Leptophlebiidae, Leptoceridae, Helicopsychidae, e Palaemonidae foram mais abundantes nos córregos preservados, enquanto Hydropsychidae, Chironomidae e Baetidae foram mais abundantes nos córregos localizados em áreas de plantações de banana. A diversidade, a riqueza e os índices comunitários responderam às características do uso de terra analisados. A análise de Cluster, utilizando-se UPGMA e Simpson como medida de similaridade, aplicada sobre a fauna de macroinvertebrados aquáticos, apontou para dois agrupamentos, sendo um localizado em áreas com cultivo de banana e outro localizado na área preservada. O teste de similaridade (ANOSIM) aplicado aos dois agrupamentos também apontou para diferenças significativas (p < 0,05) entre as duas áreas; CONCLUSÕES: Esta atividade agrícola, apesar de apresentar pouca influencia para a riqueza de espécies, parece influenciar na estrutura da comunidade de macroinvertebrados de córregos de baixa ordem da região da Mata Atlântica modificando os arranjos faunísticos.

Keywords : macroinvertebrados de córregos; sistemas lóticos; cultivo de banana; região neotropical; sudeste do Brasil.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English