SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Spatial and seasonal distribution of chromophoric dissolved organic matter in the Upper Paraná River floodplain environments ( Brazil)The grass is always greener on the other side: Triplectides Kolenati, 1859 (Leptoceridae) and Marilia Müller, 1880 (Odontoceridae) occupying cases of other Trichoptera species índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Limnologica Brasiliensia

versión On-line ISSN 2179-975X

Resumen

KLEINE, Priscila; TRIVINHO-STRIXINO, Susana  y  CORBI, Juliano José. Relação entre cultivo de banana e a comunidade de macroinvertebrados aquáticos. Acta Limnol. Bras. [online]. 2011, vol.23, n.4, pp. 344-352.  Epub 08-Mayo-2012. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X2012005000012.

OBJETIVOS: O presente estudo analisou a influência do cultivo de banana sobre a comunidade de macroinvertebrados aquáticos de córregos localizados na região sul do Estado de São Paulo em áreas de Mata Atlântica (quatro em áreas com cultivo de banana e quatro localizados em áreas preservadas); MÉTODOS: As coletas da fauna foram realizadas no período de outubro a novembro de 2005. Os macroinvertebrados foram coletados com amostrador tipo Surber e rede D, ambos com malha de 0,25 mm em áreas de corredeira e remanso; RESULTADOS: No total, foram coletados 3609 macroinvertebrados pertencentes a 57 famílias, sendo 45 nos córregos florestados e 46 nos locais de cultivo da banana. Gripopterygidae, Perlidae, Leptophlebiidae, Leptoceridae, Helicopsychidae, e Palaemonidae foram mais abundantes nos córregos preservados, enquanto Hydropsychidae, Chironomidae e Baetidae foram mais abundantes nos córregos localizados em áreas de plantações de banana. A diversidade, a riqueza e os índices comunitários responderam às características do uso de terra analisados. A análise de Cluster, utilizando-se UPGMA e Simpson como medida de similaridade, aplicada sobre a fauna de macroinvertebrados aquáticos, apontou para dois agrupamentos, sendo um localizado em áreas com cultivo de banana e outro localizado na área preservada. O teste de similaridade (ANOSIM) aplicado aos dois agrupamentos também apontou para diferenças significativas (p < 0,05) entre as duas áreas; CONCLUSÕES: Esta atividade agrícola, apesar de apresentar pouca influencia para a riqueza de espécies, parece influenciar na estrutura da comunidade de macroinvertebrados de córregos de baixa ordem da região da Mata Atlântica modificando os arranjos faunísticos.

Palabras llave : macroinvertebrados de córregos; sistemas lóticos; cultivo de banana; região neotropical; sudeste do Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés