SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Relationship between banana plant cultivation and stream macroinvertebrate communitiesInfluence of net-cage fish farming on zooplankton biomass in the Itá reservoir, SC, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Limnologica Brasiliensia

On-line version ISSN 2179-975X

Abstract

CAMARGOS, Lucas Marques de  and  PES, Ana Maria Oliveira. A grama é sempre mais verde do outro lado: Triplectides Kolenati, 1859 (Leptoceridae) e Marilia Müller, 1880 (Odontoceridae) ocupando casulos de outras espécies de Trichoptera. Acta Limnol. Bras. [online]. 2011, vol.23, n.4, pp. 353-356.  Epub May 08, 2012. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X2012005000013.

OBJETIVO: Larvas de Triplectides spp. e Marilia sp. ocupando casulos de outras espécies são registradas e fotografadas; MÉTODOS: O material foi coletado em diferentes localidades e datas em regiões de Mata Atlântica e Amazônia Central; RESULTADOS: As larvas de Triplectides parecem ter um comportamento oportunista, ocupando uma grande variedade de abrigos, o que reflete seu hábito comum de entrar em galhos vazios ao invés de construir casulos complexos. Entretanto, este comportamento não é registrado freqüentemente em larvas de Marilia, e nós acreditamos que a diferença na rugosidade das paredes interiores, assim como a diferença na cor dos tipos de materiais dos casulos limitam o comportamento oportunista entre as espécies deste gênero; CONCLUSÕES: Estudos experimentais com diferentes espécies podem ajudar o entendimento desse comportamento à luz dos valores adaptativos.

Keywords : comportamento oportunista; construção de casulo; biologia; Integripalpia; insetos aquáticos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English