SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4The grass is always greener on the other side: Triplectides Kolenati, 1859 (Leptoceridae) and Marilia Müller, 1880 (Odontoceridae) occupying cases of other Trichoptera speciesTemporal variation in the biomass and nutrient status of Azolla filiculoides Lam. (Salviniaceae) in a small shallow dystrophic lake índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Limnologica Brasiliensia

versión On-line ISSN 2179-975X

Resumen

LOUREIRO, Bruna Roque; BRANCO, Christina Wyss Castelo  y  ZANIBONI FILHO, Evoy. Influência da piscicultura em tanque-rede sobre a biomassa do zooplâncton no reservatório de Itá, SC, Brasil. Acta Limnol. Bras. [online]. 2011, vol.23, n.4, pp. 357-367.  Epub 10-Mayo-2012. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X2012005000014.

OBJETIVO: Este estudo teve o objetivo de verificar a influencia da piscicultura em tanque-rede sobre a biomassa da comunidade zooplanctônica no reservatório de Itá (Rio Uruguai, Brasil). METODOLOGIA: Foram realizadas coletas mensais de outubro/2009 a maio/2010 na superfície e no fundo em dois pontos amostrais, ponto tanque-rede e em uma área controle, com o auxílio da garrafa Van Dorn e rede de plâncton (68 µm). RESULTADOS: A biomassa dos rotíferos foi obtida através do cálculo do biovolume e a dos cladóceros e copépodos por peso seco, a partir da pesagem em balança micro-analítica. Os valores de biomassa total zooplanctônica variaram entre 6,47 e 131,56 mgDW.m-3. Os copépodos Calanoida apresentaram os maiores valores de biomassa (127,56 mgDW.m-3) e os rotíferos, apesar de importantes em termos de densidade, apresentaram uma biomassa máxima de 2,01 mgDW.m-3, contribuindo pouco para biomassa total. A área de cultivo apresentou maiores valores de biomassa zooplanctônica na superfície quando comparada com a área controle, durante os meses de outubro a janeiro. Entretanto, a biomassa zooplanctônica na água do fundo foi semelhante nas duas áreas durante todo o período de estudo. De fevereiro a maio, os valores de biomassa reduziram-se nos dois pontos amostrais, fato esse associado ao incremento do fluxo da vazão efluente do reservatório, através da abertura das comportas no mês de janeiro, o que foi acompanhada pelo aumento da transparência da água e decréscimo nos valores de clorofila-a nos meses seguintes (fevereiro a maio). CONCLUSÃO: A influência da piscicultura na biomassa da comunidade zooplanctônica foi detectada na superfície da área dos tanques-rede, no período de outubro a janeiro, entretanto, nos meses seguintes, de fevereiro a maio, não foi observado o efeito, possivelmente explicado pela perda da camada superficial do reservatório.

Palabras llave : Zooplâncton; peso seco; tanque-rede; reservatório.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés