SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Hydrological stress as a limiting factor of the invasion of Limnoperna fortunei (Dunker, 1857) in the Upper Paraná River (Brazil)Cladocerans from gut contents of fishes associated to macrophytes from Taquari River Basin, MS, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Limnologica Brasiliensia

On-line version ISSN 2179-975X

Abstract

BENASSI, Roseli Frederigi; FREIRE, Rogério Herlon Furtado  and  CALIJURI, Maria do Carmo. Dinâmica espaço-temporal de variáveis limnológicas em uma área alagada localizada no Vale do Ribeira do Iguape (São Paulo, Brasil) em diferentes períodos hidrológicos. Acta Limnol. Bras. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 83-96.  Epub Sep 04, 2012. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X2012005000028.

OBJETIVO: O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência dos pulsos de inundação sobre a dinâmica espaço-temporal de variáveis físicas e químicas em uma área alagada adjacente ao Rio Jacupiranguinha (São Paulo, Brasil). Onze pontos de amostragem foram distribuídos entre a área alagada, incluindo um tributário pela margem esquerda e o canal do rio adjacente; MÉTODOS: Quatro campanhas de amostragem foram realizadas, cobrindo os períodos seco e chuvoso. Medidas de pH, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica e potencial redox foram realizadas em intervalos regulares da coluna d'água usando uma sonda multiparâmetros. Amostras de água foram coletadas para análise de nitrogênio e fósforo total, além de suas frações dissolvidas (fósforo inorgânico dissolvido, fósforo total dissolvido, nitrogênio amoniacal e nitrato). Alcalinidade total e sólidos suspensos também foram quantificados; RESULTADOS: A Análise Multivariada de Variância mostrou influência da sazonalidade sobre a variabilidade das variáveis investigadas, enquanto que a Análise de Componentes Principais deu origem a dois eixos estatisticamente significativos, os quais delimitaram dois grupos representativos dos períodos seco e chuvoso. Os pulsos hidrológicos do Rio Jacupiranguinha, além de contribuírem para o aporte de nutrientes e sedimentos durante o período de conectividade, foram responsáveis pela diminuição dos gradientes espaciais na área alagada. Este "efeito de homogeneização" foi evidenciado pela Análise de Cluster. A pesquisa também mostrou um efluente bruto industrial como a principal fonte pontual de fósforo para o Rio Jacupiranguinha e, indiretamente, para a área alagada; CONCLUSÕES: Portanto, considerando a escassez de informações sobre os ecossistemas aquáticos da área de estudo, esta pesquisa, além de contribuir para o entendimento da influência dos pulsos hidrológicos sobre as variáveis ambientais da área alagada investigada, mostrou a necessidade da adoção de medidas de conservação destes ecossistemas frente crescente pressão antrópica a que estão submetidos, as quais podem resultar em perdas de suas funções ecológicas, sociais e econômicas.

Keywords : área alagada tropical; pulsos de inundação; conectividade; períodos seco e chuvoso; variabilidade espaço-temporal.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English