SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Cladocerans from gut contents of fishes associated to macrophytes from Taquari River Basin, MS, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Limnologica Brasiliensia

On-line version ISSN 2179-975X

Abstract

BARBOSA, José Etham de Lucena et al. Ecossistemas aquáticos do semi-árido brasileiro: aspectos limnológicos e manejo. Acta Limnol. Bras. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 103-118.  Epub Sep 04, 2012. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X2012005000030.

Os ecossistemas no semiárido brasileiro englobam lagos rasos naturais, reservatórios artificiais e rios e riachos intermitentes. Estes sistemas são particularidades na paisagem do semiárida e compreendem uma grande variedade de sistemas associados, funcionando como um mosaico em constante mudança entre épocas de seca e chuva. Lagos e reservatórios no semiárido brasileiro estão sujeitos a importantes períodos de escassez de água, enquanto que os rios e riachos são caracterizados como altamente variáveis e impulsionados pelos extremos de fluxo de água e sua ausência. Dentro desta perspectiva uma abordagem em escala de bacia hidrográfica deve ser usada para se criar um modelo holístico para conceituar esses sistemas aquáticos, uma vez que os tipos de ambientes aquáticos na região semiárida do Brasil incorporam aspectos mais amplos dentro da escala de bacia hidrográfica como geomorfologia, clima, vegetação e uso da terra. Este artigo sintetiza algumas das informações sobre os sistemas aquáticos da região semiárida brasileira e mostra a importância de estudos limnológicos nesta região. Ele também tenta estabelecer perspectivas para pesquisas futuras considerando a bacia hidrográfica como uma escala para levantamento de processos biológicos e as características limnológicas dos vários sistemas aquáticos. É apresentada informações sobre sua estrutura e funcionamento geral, bem como características de algumas comunidades biológicas, tais como o fitoplâncton, perifíton, macrofitas aquáticas, invertebrados bentônicos e peixes. A importância do entendimento da eutrofização em reservatórios e o papel da fase de seca em riachos são enfatizados, e informações sobre possíveis ações de planejamento e gestão para melhorar a qualidade da água dos reservatórios são apresentados.

Keywords : zonas áridas e semiáridas; biodiversidade aquática; reservatórios e rios intermitentes.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English