SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Efeitos da calagem e desenvolvimento do Curimbatá (Prochilodus lineatus) na abundância do zooplâncton em viveiros de pisciculturaEfeito do petróleo de Urucu (Amazônia/Brasil) sobre a biomassa da macrófita aquática Eichhornia crassipes (Mart.) Solms (Pontederiaceae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Bookmark


Acta Limnologica Brasiliensia

versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

COSTA, Davi Freire da  e  DANTAS, Ênio Wocyli. Diversidade da comunidade fitoplactônica em diferentes ecossistemas aquáticos urbanos da região metropolitana de João Pessoa, PB, estado da Paraíba, Brasil. Acta Limnol. Bras. [online]. 2011, vol.23, n.4, pp. 394-405.  Epub 14-Jun-2012. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X2012005000018.

OBJETIVO: Este trabalho visou identificar que fatores ambientais interferem na estrutura sazonal fitoplanctônica em diferentes tipos de ecossistemas aquáticos tropicais. Coletas do fitoplâncton foram realizadas bimestralmente de agosto/2009 até junho/2010 em três pontos na lagoa Solon de Lucena, no rio Jaguaribe e no reservatório das Águas Minerais. MÉTODOS: As variáveis ambientais utilizadas neste estudo foram temperatura e transparência da água, profundidade, níveis de infestação de macrófitas aquáticas, temperatura do ar, velocidade do vento, radiação solar e precipitação pluviométrica. A comunidade fitoplanctônica foi estudada em nível de riqueza, densidade, diversidade e equitatividade. Os dados foram tratados através de análise de variância e ACC. RESULTADOS: A variação espacial dos dados foi observada apenas entre os ecossistemas (p < 0,05). O reservatório e o rio apresentaram fitoplâncton típico de ambientes lóticos com maior riqueza de Bacillariophyta (52,8% e 47,8%, respectivamente). Entretanto, a lagoa apresentou riqueza típica de ambientes lacustres com maior contribuição de Chlorophyta (52,8%). Este ecossistema diferente dos demais foi caracterizado pela ausência de macrófitas, baixa transparência da água (0,3 ± 0 m) e elevada densidade algal (89.903 ± 38.542 ind. mL-1), com dominância Aphanocapsa nubilum. No rio uma menor diversidade (0,64 ± 0,24 bit.ind-1 ) foi associada à menor riqueza (2,4 ± 0,5 spp.) e à menor equitatividade (0,39 ± 0,19) comparados aos outros ecossistemas. A influência de macrófitas no rio e no reservatório contribuiu para a introdução de espécies metafíticas e epifíticas no fitoplâncton, o que foi explicado pela relação direta da densidade destas espécies com as macrófitas. CONCLUSÃO: Assim, a transparência da água e macrófitas foram os principais fatores relacionados com as flutuações do fitoplâncton entre os diferentes tipos de ecossistemas aquáticos estudados.

Palavras-chave : fatores abióticos; macrófitas aquáticas; fitoplâncton; sistemas hídricos tropicais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês