SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Calibração do índice de qualidade da água (IQA) com base na Resolução nº 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)Macrófitas aquáticas como indicadores da qualidade da água em pequenos lagos rasos subtropicais, Sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

FERRAREZE, Mateus. Os efeitos do uso do solo sobre as assembleias fitoplanctônicas de um riacho de Cerrado (Brasil). Acta Limnol. Bras. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 43-51.  Epub 16-Ago-2012. ISSN 2179-975X.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X2012005000025.

OBJETIVO: Nosso objetivo foi investigar se o uso do solo do ambiente terrestre adjacente influencia a estrutura das assembleias fitoplanctônicas (composição, riqueza, diversidade e abundância) e biomassa (clorofila-a) em um riacho de Cerrado durante diferentes períodos do ano. MÉTODOS: Os trabalhos de campo foram realizados trimestralmente durante dois anos. RESULTADOS: As variáveis físico-químicas que melhor indicaram as diferenças nas condições da água foram condutividade, oxigênio dissolvido e transparência. Também houve um notável aumento na concentração de nitrogênio, fósforo e material em suspensão na água durante o verão devido aos efeitos da pluviosidade. As assembleias fitoplanctônicas foram compostas por 64 espécies. Cryptophyceae foi o grupo mais abundante, seguido por Bacillariophyceae. Para ambos os anos, a riqueza e a diversidade foram maiores durante a primavera e no outono, enquanto que a abundância do fitoplâncton e a concentração de clorofila-a foram mais elevados durante o outono e verão. A análise de agrupamento e a analise de correspondência canônica mostraram que a sazonalidade e o uso do solo são fatores importantes na estruturação das assembleias ao longo do ano. As alterações nas assembleias fitoplanctônicas ocorreram provavelmente em função da variação na intensidade e freqüência da mistura da água e da entrada de nutrientes oriundo do sistema terrestre adjacente para o aquático. CONCLUSÃO: A estrutura das assembleias fitoplanctônicas mostrou ser altamente influenciada pelo uso do solo, corroborando com a hipótese inicial do trabalho.

Palavras-chave : alga; sistemas lóticos; diversidade; abundância e influência antrópica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês