SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Eutrofização em ecossistemas aquáticos: um estudo cienciométricoA redução do volume intensifica o risco a eutrofização em reservatórios do semiárido tropical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão impressa ISSN 0102-6712versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

ALMEIDA, Paulo Rogério de Souza; NASCIMENTO FILHO, Silvano Lima do  e  VIANA, Girlene Fábia Segundo. Efeitos de espécies invasoras de moluscos gastrópodes em corpos aquáticos continentais do semiárido Pernambucano. Acta Limnol. Bras. [online]. 2018, vol.30, e103.  Epub 05-Abr-2018. ISSN 0102-6712.  http://dx.doi.org/10.1590/s2179-975x10616.

Objetivo

O objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento das espécies de moluscos e avaliar o efeito de espécies exóticas sobre os moluscos nativos de três reservatórios da Bacia do Pajeú - Cachoeira II, Jazigo e Serrinha.

Métodos

A amostragem foi realizada com rede de arrasto (abertura de malha de 5 mm) e puçá (abertura de malha 2 mm).

Resultados e conclusões

Foram quantificados 60.244 exemplares, distribuídos entre as espécies Melanoides tuberculata (49.398), Pomacea lineata (573), Biomphalaria straminea (376) e Physa marmorata (01). A espécie exótica invasora M. tuberculata foi dominante em todos os reservatórios com abundância relativa superior a 85%, as demais espécies foram classificadas como ocasionais e raras com destaque para Physa marmorata que está presente na lista vermelha de espécies vulneráveis a extinção. Quanto à frequência de ocorrência, todas as espécies foram classificadas como euconstantes (ocorrência superior a 65%), exceto P. lineata e P. marmorata que foram classificadas como acessórias (ocorrência inferior a 40%). Dentre as espécies, M. tuberculata apresentou a maior densidade média (1.636 ind.m-2) no reservatório Serrinha, demonstrando forte adaptação às condições ambientais, devido sua alta dominância em todos os reservatórios, sendo provavelmente a principal causa pelos baixos índices de diversidade e densidade dos moluscos nativos. Uma vez que P. marmorata apresentou baixa densidade e frequência, tornando-se um ponto importante a ser investigado como possível espécie prejudicada pela dominância do M. tuberculata.

Palavras-chave : comunidade bentônica; gastrópodes; bioinvasão; ambientes límnicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )