SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30O impacto de um experimento de biomanipulação na dieta da ictiofauna de um reservatório do semiárido neotropicalDistribuição espacial e variação temporal da assembleia de microcrustáceos (Cladocera e Copepoda) em diferentes compartimentos de um reservatório no semiárido brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão impressa ISSN 0102-6712versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

MENDONCA JUNIOR, Jurandir Rodrigues de et al. Secas extremas direcionam os reservatórios eutróficos do semiárido tropical para a subsaturação de CO2. Acta Limnol. Bras. [online]. 2018, vol.30, e101.  Epub 05-Abr-2018. ISSN 0102-6712.  http://dx.doi.org/10.1590/s2179-975x1517.

Resumo

Objetivo: Avaliar a dinâmica do dióxido de carbono (CO 2) em reservatórios tropicais semiáridos durante um período prolongado de seca e testar se o estado trófico afeta a saturação de CO2.

Métodos

Este estudo foi realizado em quatro reservatórios localizados no semiárido tropical do Nordeste do Brasil. Todas as amostragens foram realizadas entre as 9 e as 12 horas com a garrafa Van Dorn. Amostras para pressão parcial de dióxido de carbono (pCO2) foram tomadas na sub-superfície, assim como para fósforo total e clorofila-a. As análises de correlação e regressão linear foram usadas para buscar relações entre a pCO2 calculada, o volume de água e a clorofila- a.

Resultados

A redução do nível de água devido aos eventos de seca fez com que as concentrações de clorofila-a aumentassem, o que, por sua vez, provocou a redução do CO2 na água. No entanto, as concentrações de CO2 foram muito variáveis e observou-se uma alternância entre as condições de subsaturação de CO2 e supersaturação. Neste trabalho mostramos que o volume de água e a clorofila-a foram importantes reguladores do CO 2 na água e, portanto, são importantes preditores do balanço de carbono nos reservatórios da região semiárida tropical.

Conclusões

Os resultados deste trabalho indicam que a eutrofização aliada a reduções drásticas do nível de água levam a uma tendência de metabolismo autotrófico desses sistemas.

Palavras-chave : pressão parcial de dióxido de carbono (ρCO 2); sequestro de carbono; fonte de carbono; eutrofização; reservatórios.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )