SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Dinâmica do fósforo na água de reservatórios tropicais semiáridos em um período de seca prolongadaDinâmica espaço-temporal dos grupos funcionais do fitoplâncton em lago raso tropical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão impressa ISSN 0102-6712versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

OLIVEIRA, Jean Carlos Dantas de et al. A oscilação do volume de água do reservatório influencia da mesma forma na dieta de peixes?. Acta Limnol. Bras. [online]. 2018, vol.30, e104.  Epub 16-Abr-2018. ISSN 0102-6712.  http://dx.doi.org/10.1590/s2179-975x9216.

Resumo

Objetivo: Avaliar a alimentação de peixes e estabelecer os itens preferenciais e secundários de suas dietas, a fim de determinar as guildas tróficas e as possíveis variações da estrutura trófica em função do volume de água no reservatório de Umari, Rio Grande do Norte, semiárido brasileiro.

Métodos

Os peixes foram capturados trimestralmente entre fevereiro e novembro de 2013, com redes de espera de diferentes malhas, sendo os aparatos expostos às 17h, com despesca às 5h. Os itens alimentares foram identificados, com auxílio de microscópios estereoscópico e óptico e avaliados através do Índice Alimentar (IAi), sendo os resultados desse procedimento utilizados em análise de similaridade alimentar. O volume dos itens foi ordenado em NMDS e as diferenças temporais testadas em PERMANOVA.

Resultados

Foram coletados 740 indivíduos, pertencentes a 14 espécies, sendo analisado um total de 258 estômagos e oito intestinos de 11 espécies. A partir dos valores do IAi utilizados na análise de similaridade trófica, as espécies foram classificadas em cinco guildas tróficas: detritívora, insetívora, malacófaga, carcinófaga e piscívora.

Conclusão

A oscilação no volume de água do reservatório não influenciou a dieta da guilda detritívora, o que demonstra que as variações no volume de água do reservatório não influenciam da mesma maneira a dieta da ictiofauna local.

Palavras-chave : alimentação; guildas tróficas; ictiofauna; semiárido.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )