SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Dinâmica espaço-temporal dos grupos funcionais do fitoplâncton em lago raso tropicalAnálise espaço-temporal da dieta de um peixe não nativo no reservatório de Santa Cruz, semiárido brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão impressa ISSN 0102-6712versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

ARAUJO, Fabiana; SANTOS, Hélio Rodrigues dos; BECKER, Vanessa  e  ATTAYDE, José Luiz. O uso de cloreto de polialumínio como medida de restauração da qualidade da água em lagos rasos tropicais. Acta Limnol. Bras. [online]. 2018, vol.30, e109.  Epub 06-Set-2018. ISSN 0102-6712.  http://dx.doi.org/10.1590/s2179-975x8416.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi avaliar a performance do coagulante cloreto de polialumínio (PAC) na melhoria da qualidade da água de seis lagos rasos eutróficos na região semiárida brasileira.

Métodos

Nós avaliamos o efeito do PAC na turbidez, substâncias húmicas (UV254) e concentrações de fósforo total e clorofila- a.

Resultados

Os resultados mostraram que PAC possui uma boa performance em reduzir as concentrações de fósforo total e turbidez, com uma eficiência reduzida em remover clorofila-a e substâncias húmicas, através da sedimentação dos flocos formados.

Conclusões

A adição de PAC se apresenta como uma potencial estratégia para melhoria da qualidade da água de lagos rasos eutrófico na região semiárida brasileira, porém sua eficiência é dependente do pH e da concent da matéria orgânica particulada e dissolvida na água do reservatório ou lago.

Palavras-chave : coagulação; remoção de fósforo; remoção de turbidez; restauração de lagos; região semiárida.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )