SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Relação entre macrófita carnívora Utricularia foliosa L. e a composição de espécies e formas de vida da comunidade de algas perifíticasComunidade de algas perifíticas em ambientes lênticos da planície de inundação do Alto Rio Paraná: variação sazonal e espacial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão impressa ISSN 0102-6712versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

SILVA, Weliton José da et al. Avanço da invasão de sistemas aquáticos por Ceratium furcoides (Dinophyta) em direção ao centro-norte brasileiro: novos registros em ambiente tropicais. Acta Limnol. Bras. [online]. 2018, vol.30, e210.  Epub 14-Nov-2018. ISSN 0102-6712.  http://dx.doi.org/10.1590/s2179-975x5917.

Resumo: Objetivo

O estudo tem como objetivo o registro de ocorrência de C. furcoides em reservatórios das bacias do rio Paraná e seus afluentes no estado de Goiás, Centro-oeste brasileiro, e em algumas localidades da Bacia do rio São Francisco, região Nordeste.

Métodos

Amostras fitoplanctônicas qualitativas e quantitativas do Reservatório de Corumbá e Cascatinha, Caldas Novas, GO, e Reservatório João Leite, Goiânia, GO, ambos da bacia do rio Paraná foram coletados. Representantes de Ceratium furcoides foram observados em microscopia óptica, de epifluorescência e de eletrônica de varredura.

Resultados

Os indivíduos de C. furcoides observados nesses ambientes concordaram morfologicamente com aqueles de outras populações encontradas em outros reservatórios do Brasil e outras localidades, especialmente com relação à tabulação e ao formato da quarta placa apical. Esses ambientes variaram de condições oligotróficas a eutróficas. Variáveis físicas e químicas desses ambientes, comparada com outros sistemas onde essa espécie foi registrada, demonstraram que as condições ótimas para o desenvolvimento de C. furcoides são ainda ambíguas para essa espécie. O padrão dispersivo de C. furcoides parece ser mais complexo do que aquele regulado pelo sentido montante-jusante, já que a espécie já foi registrada em ambientes de grandes altitudes e à montante de locais previamente registrados.

Conclusão

Uma análise com base nas regiões de ocorrência e na cronologia dos registros demonstrou que C. furcoides tem avançado em direção ao norte do Brasil. Estudos que forneçam uma melhor compreensão das relações entre as populações registradas no Brasil e em outras partes da América do Sul são requeridos a fim de traçar modelos de dispersão acurados para essa espécie, os quais facilitarão políticas de gerenciamento para os ambientes aquáticos no Brasil.

Palavras-chave : espécies invasoras; bacia do rio São Francisco; bacia do rio Corumbá; Centro-Oeste brasileiro; dinoflagelado.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )