SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Desmídias (Zygnematophyceae) da zona litorânea de um lago artificial urbano: aspectos taxonômicos e distribuição geográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão impressa ISSN 0102-6712versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

OSORIO, Nicolli Cristina et al. Cosmarium (Zygnematophyceae, Desmidiaceae) perifítico em ambientes lênticos da Planície de Inundação do Alto Rio Paraná: Taxonomia e aspectos ecológicos. Acta Limnol. Bras. [online]. 2018, vol.30, e203.  Epub 14-Nov-2018. ISSN 0102-6712.  http://dx.doi.org/10.1590/s2179-975x4717.

Objetivo

Foi realizado um estudo taxonômico das espécies do gênero Cosmarium Corda ex Ralfs (Desmidiaceae) em dois ambientes lênticos da Planície de Inundação do Alto Rio Paraná (Lago das Garças e Lago dos Patos).

Métodos

As coletas foram realizadas em novembro de 2016. Dois pecíolos de Eichhornia azurea (Sw) Kunth foram amostrados e analisados qualitativamente.

Resultados

Seis espécies, nove variedades e três formas foram identificadas, sendo cinco taxa em comum a ambos os lagos, nove no lago das Garças e quatro no lago dos Patos. Deste total, 13 espécies representam o primeiro registro de ocorrência para os ambientes da planície.

Conclusão

Este estudo contribui para o conhecimento da biodiversidade desta região, promovendo suportes a futuros estudos ecológicos e de biomonitoramento.

Palavras-chave : desmídias; perifíton; estudo taxonômico; lagos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )