SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Migração vertical diurna de Cladocera em um compartimento de um reservatório tropicalÉ possível avaliar o Potencial Ecológico de um reservatório usando a comunidade fitoplanctônica? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão impressa ISSN 0102-6712versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

PETESSE, Maria Letizia. Abordagem de estudo e passo a passo para o desenvolvimento de um índice multimétrico baseado em peixes para reservatórios: apresentação de um estudo de caso de um sistema neotropical em cascata. Acta Limnol. Bras. [online]. 2018, vol.30, e305.  Epub 14-Nov-2018. ISSN 0102-6712.  http://dx.doi.org/10.1590/s2179-975x13617.

Objetivo

Neste trabalho são abordados alguns assuntos relacionados com a construção e adaptação do índice da assembleia de peixes em reservatório (IAPR).

Método

O passo a passo da construção do índice multimétrico adaptado para o sistema de reservatórios em cascata do Rio Tietê (SP, Brasil) é apresentado como caso de estudo e a comparação entre critério de pontuação discreto e continuo é discutida.

Resultados

As principais questões relacionadas com a adaptação de índices multimétricos para reservatórios são: i – questão de terminologia; ii- amostragem representativa da ictiofauna; iii – condições de referência. A construção do Índice da Assembleia de Peixes em Reservatório (IAPR) para o sistema de reservatórios em cascata do Rio Tietê é descrita em sete passos e o critério de pontuação continua mostrou aumentar a precisão do índice em relação à pontuação discreta, especialmente no caso de ambientes mais degradados.

Conclusão

O uso de critérios biológicos para avaliação das condições dos ecossistemas aquáticos é amplamente reconhecido e aceito pela comunidade cientifica. O crescente valor estratégico da água faz dos reservatórios importantes objetos de interesse cientifico e social, justificando a necessidade de definir ferramentas adequadas de avaliação e monitoramento. Entre as várias ferramentas disponíveis, a abordagem multimétrica é atualmente uma das mais populares. Os resultados observados mostram a validade da abordagem também para ambientes artificiais, permitindo auspiciar a sua incorporação em programas oficiais de biomonitoramento no Brasil.

Palavras-chave : biomonitoramento; ambientes artificiais; área tropical; ictiofauna.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )