SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Abordagem de estudo e passo a passo para o desenvolvimento de um índice multimétrico baseado em peixes para reservatórios: apresentação de um estudo de caso de um sistema neotropical em cascataPassagens para peixes podem restaurar a conectividade fluvial? Um estudo de caso usando diversidade β como método de avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Limnologica Brasiliensia

versão impressa ISSN 0102-6712versão On-line ISSN 2179-975X

Resumo

VICENTIN, Aline Martins; RODRIGUES, Eduardo Henrique Costa; MOSCHINI-CARLOS, Viviane  e  POMPEO, Marcelo Luiz Martins. É possível avaliar o Potencial Ecológico de um reservatório usando a comunidade fitoplanctônica?. Acta Limnol. Bras. [online]. 2018, vol.30, e306.  Epub 14-Nov-2018. ISSN 0102-6712.  http://dx.doi.org/10.1590/s2179-975x13717.

Resumo

Objetivo: O presente trabalho objetiva avaliar o potencial ecológico do reservatório Broa através da aplicação do índice ecológico Evenness E2 no fitoplâncton.

Métodos

Amostras fitoplanctônicas de superfície foram obtidas no período seco (Jun./2015) em nove pontos (P1 ao P9) ao longo do eixo longitudinal do reservatório. A análise qualitativa foi feita usando microscópio óptico binocular e a análise quantitativa foi realizada pelo método de câmaras de sedimentação e análise em microscópio invertido. O Índice de Uniformidade foi calculado a partir dos dados de densidade e riqueza. Os valores de referência utilizados foram estabelecidos de acordo com a literatura abrangendo cinco classificações (Alto, Bom, Moderado, Baixo e Ruim) do índice Evenness E2 para fitoplâncton, sendo 1 valor máximo indicando as classificações de qualidade da água.

Resultados

Os valores observados variaram entre 0,1142 em P1 a 0,1468 em P3, sendo ambos classificados como “Ruim”, visto valores inferiores a 0,21.

Conclusões

O resultado reforça a problemática sanitária do reservatório, pela ocorrência de consecutivas florações algais (“ blooms”), pelo aporte e concentração de nutrientes na região. Ocorrência massiva de Cianobactérias foi observada, com ênfase para a espécie Aphanizomenon gracile, podendo estar relacionada às vantagens adaptativas que esta classe apresenta sobre a comunidade em ambientes eutrofizados. As atividades na bacia contribuem efetivamente para o processo de eutrofização do reservatório, como atividades agrícolas, de mineração de areia e pecuária. A qualidade da água está comprometida devido à densa presença de espécies potencialmente tóxicas, refletindo no processo de eutrofização, apontando comprometimento aos múltiplos usos do reservatório, além da saúde humana e ecossistêmica. Esses processos podem ser corroborados pela aplicação do índice e indicação de má qualidade da água.

Palavras-chave : fitoplâncton; Índice Ecológico de Uniformidade; Índice Evenness E2; qualidade da água; eutrofização.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )