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As exposições universais como mídia para a circulação transnacional de saberes sobre o ensino primário na segunda metade do século 19

The universal exhibitions as media for the transnational knowledge circulation about primary education in the mid-19th century

Les expositions universelles comme medias pour la circulation transnationale des savoirs sur l'enseignement primaire pendant la seconde moitie du 19émme siecle

Les exposiciones universales como media para la circulación del transnacional de los conocimientos sur la enseñanza primaria en la segunda mitad del siglo 19

O estudo analisa as exposições universais durante a segunda metade do século 19, no que concerne à abordagem da transferência cultural pensada para o campo da educação. Aborda o tema da circulação de saberes sobre educação e, em especial, sobre os progressos no ensino primário, possibilitada pelo movimento de alguns atores, assim como de seus objetivos específicos em torno a este fim. Concentra-se em examinar quatro países: Japão, França, Estados Unidos e Alemanha e argumenta que a transferência cultural acerca do ensino primário foi operada por meio das seções que, nas exposições universais, expuseram os progressos quanto aos objetos pedagógicos, aos documentos redigidos, às maquetes, às plantas de prédios escolares, bem como aos modelos adotados pelas trocas e aos aprendizados das experiências do estrangeiro. Verifica, ainda, as diferentes influências socioculturais que nortearam a busca de modelos pelas referidas nações.

exposições universais; circulação de saberes; ensino primário; século 19; transferência cultural


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