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Aritmética nas escolas primárias gaúchas na primeira metade do século 20: o ensino prescrito

Arithmetic in Rio Grande do Sul primary schools in the first half of the 20th century: prescribed teaching

L'arithmétique dans les écoles primaires de l'état du Rio Grande do Sul dans la première moitié du vingtième siècle: l'enseignement prévu

Aritmética en las escuelas primarias de Rio Grande do Sul en la primera mitad del siglo 20: la enseñanza prescrita

Da proclamação da República, no Brasil, em 1889, até a decretação da Lei Orgânica sobre o Ensino Primário, em 1946, as normatizações sobre o ensino primário foram incumbência dos Estados que compunham a federação. Neste texto examinam-se as normatizações estabelecidas, neste período, no Estado do Rio Grande do Sul, no período conhecido como Primeira República (1889-1930) e na chamada Era Vargas (1930-1945), enfocando as prescrições relativas ao ensino da Aritmética. São estabelecidas conexões entre as orientações programáticas e metodológicas para a Aritmética e as políticas governamentais de expansão, ordenamento, modernização e controle do ensino primário.

história da educação; história das disciplinas escolares; ensino primário; aritmética; educação matemática


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