Acessibilidade / Reportar erro

Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógico

Lourenço Filho y la forma moderna de la enseñanza de aritmética: producción y distribución de un modelo educativo

Lourenço Filho and modern teaching arithmetic: production and circulation of a model educational

Lourenço Filho et l'enseignement moderne du calcul: production et diffusion d'un modèle pour l'education mathématique

O texto analisa a produção e a circulação de material utilizado para o ensino de Aritmética que ficou conhecido com o nome de Cartas, Mapas ou Quadros de Parker. O material teve circulação durante toda a primeira metade do século 20. A análise realizada mostra o papel de Lourenço Filho na longa permanência deste dispositivo de ensino, transformado em ícone da pedagogia moderna da matemática na escola primária.

história da educação matemática; pedagogia intuitiva da aritmética; Lourenço Filho; Cartas de Parker


Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com