SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45Lewis Carroll, a educação e o ensino de geometria na Inglaterra vitorianaTransferências e apropriações de saberes: Friedrich Bieri e a matemática para o ensino primário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História da Educação

versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

ESPERANCA, Antonio Cesar dos Santos. A matemática dos cursos complementares no Instituto Júlio de Castilhos (Porto Alegre, Brasil). Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.45, pp.29-41. ISSN 2236-3459.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/43973.

Neste artigo apresenta-se uma discussão sobre o ensino de Matemática nos Cursos Complementares Pré-Médico e Pré-Técnico, que funcionaram no Instituto Júlio de Castilhos no período de vigência da Reforma Francisco Campos. O texto baseia-se na análise das questões das provas de Matemática que foram aplicadas nestes cursos nos anos de 1936 e 1937 e investiga os conteúdos ensinados, as maneiras como eram avaliados e possíveis marcas deixadas pelos professores que faziam parte das bancas de prova. Busca-se identificar, também, as origens do ensino de Matemática praticado nos cursos, considerando, de um lado, a legislação do ensino da época, e, de outro lado, a história singular da instituição, tomando como referência relatórios da Escola de Engenharia de Porto Alegre, entrevistas e depoimentos de ex-alunos e exprofessores e bibliografia relacionada ao tema. O trabalho busca, assim, contribuir para o estudo da história do ensino de Matemática e também para a historiografia do antigo Instituto Júlio de Castilhos, hoje, Colégio Estadual Júlio de Castilhos.

Palavras-chave : educação matemática; ensino de matemática; ensino secundário; história da educação; Instituto Júlio de Castilhos; curso complementar.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )