SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45A matemática dos cursos complementares no Instituto Júlio de Castilhos (Porto Alegre, Brasil)História da educação da criança pela família no século 19: fontes para uma escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História da Educação

versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SILVA, Circe Mary Silva da. Transferências e apropriações de saberes: Friedrich Bieri e a matemática para o ensino primário. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.45, pp.43-66. ISSN 2236-3459.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/48962.

A partir da análise da obra de Friedrich Bieri (1844-1924), um suíço que emigrou para o Brasil no século 19, identificamos apropriações de saberes produzidos em países de língua alemã no ensino brasileiro. A investigação traz um perfil deste personagem, assim como relata o processo de transferência de conhecimentos ocorrido e seu papel no contexto da província do Rio Grande do Sul. A análise da obra de Bieri permitiu concluir que o autor, além de ter sido um dos pioneiros na produção de livros didáticos para escolas teuto-brasileiras, adotou uma proposta pedagógica germânica adaptada ao contexto local e influenciada pelo método de Grube e da reformulação deste por Egger.

Palavras-chave : Friedrich Bieri; livro didático; Egger; Grube; Rechenbuch.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )