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As políticas para o livro didático durante a ditadura militar: a Colted e a Fename1 1 Neste texto apresentam-se alguns dos resultados de minhas pesquisas de doutorado e pós-doutorado, que contaram com o apoio do CNPq e da Capes. Parte desde texto foi apresentado no 7º Congresso Brasileiro de História da Educação, em 2013.

Políticas para el libro de enseñanza durante la dictadura militar: el Colted e la Fename

Les politiques pour le livre didactique pendant la dictature militaire: le Colted et le Fename

Neste artigo se analisa a constituição e realizações da Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático e da Fundação Nacional do Material Escolar. Os dois órgãos foram criados pelo MEC nos anos 1960, mas possuíam diretrizes diferentes para os livros didáticos. Enquanto a Colted tinha o objetivo de estimular a expansão da indústria do livro, a Fename deveria produzir materiais didáticos para distribuição ou venda a preço de custo. O estudo revelou que a criação dos órgãos respondiam aos debates sobre a urgência de se organizar a expansão do ensino, com o crescimento do público escolar e o consequente problema do livro didático. As políticas seguiam ainda as orientações da Unesco, que indicavam o incentivo à produção de manuais pelas editoras privadas, além da assistência aos estudantes carentes.

livro didático; Fename; Colted


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