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Meritocracia e os usos da repetência na escola primária pública francesa de 1850 ao início do século 20

Meritocracy and the uses of school failure in french public elementary school from 1850 to the early twentieth century

Meritocracia y la utilización de la repetición en la escuela primaria pública francesa de 1850 a comienzos del siglo 20

O estudo dos usos da repetência no ensino primário francês no século 19 revela até que ponto esta era utilizada para facilitar a aprendizagem dos melhores alunos. Permitindo distinguir a elite escolar destinada ao êxito nos exames que certificavam os estudos primários, a seleção em cada etapa do percurso leva a relegar as crianças com dificuldades às series iniciais, onde é maior o número de alunos inscritos, junto aos jovens ingressantes. Esta situação não ocorre sem efeitos sobre as desigualdades educacionais, mesmo se estas são atenuadas pelo esforço de modernização empreendido pelos republicanos a partir dos anos 1880. Persistem, contudo, sob diferentes formas na história do sistema escolar francês.

repetência escolar; França; desigualdade


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