Acessibilidade / Reportar erro

Felismina e libertina vão à escola: notas sobre a escolarização nas freguesias de Santa Rita e Santana (Rio de Janeiro, 1888-1906)

Felismina and libertina go to school: notes on schooling in the parishes of Santa Rita and Santana (Rio de Janeiro, 1888-1906)

Felisminay Libertina van a la escuela: notas sobre la escolarización en las feligresías de Santa Rita y Santana

Felismina et libertina vont a l'ecole: notes sur la scolarisation dans les paroisses de Sainte Rita et Santana (Rio de Janeiro, 1888-1906)

Neste artigo se analisa as possibilidades, tensões e limites da escolarização na cidade do Rio de Janeiro, no período da abolição e no pós-abolição (1888-1906). A pesquisa incide sobre regiões de alta densidade demográfica, com índices crescentes de matrículas nas escolas públicas. Pensar o contexto do pós-abolição no âmbito da história da educação visa a compreender como os projetos nacionais e locais direcionados à instrução popular interagiam com expectativas e ações de libertos e livres, em diálogo com os estudos historiográficos concernentes às lutas dessa população pelo acesso à educação.

escolarização; pós-abolição; Rio de Janeiro


Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com