Acessibilidade / Reportar erro

NOVA OBJETIVIDADE, NOVA PEDAGOGIA: A RESPEITO DE AENNE BIERMANN.60 FOTOS, 19301 Este artigo é o resultado de um estudo efetuado em 2002 no Centro de Pesquisa Photographie, Littérature, Illustration da Universidade de Mannheim, dirigido por Charles Grivel. Anteriormente publicado em francês na revista Études Photographiques, n. 19, 2006, p. 29-45.

NEW OBJECTIVITY, NEW PEDAGOGY: CONCERNING AENNE BIERMANN. 60 PHOTOS, 1930

NUEVA OBJETIVIDADE, NUEVA PEDAGOGIA: ACERCA DE AENNE BIERMANN.60 FOTOS, 1930

Resumo

O artigo analisa o livro de fotografias, publicado em 1930de autoria de Aenne Biermannartista que se inseriu no movimento da Nova Pedagogia alemã, que almejava substituir o ensino calcado na leitura e nos livros pelo contato direto com os elementos do saber. A Nova Objetividade na fotografia, por essa razão, alcançou um papel pedagógico de grande relevância na Alemanha desse período, ao possibilitar aos estudantes o contato visual com as coisas do mundo. A fotografia possibilitou a produção de livros com imagens didáticas para uso em sala de aula, assim como a aprendizagem da fotografia foi incluída nas escolas alemãs como recurso do ensino gráfico criativo e como ferramenta do ensino de diversas matérias pela projeção visual.

Palavras-chaves:
fotografia; nova pedagogia; nova objetividade

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com