SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número47O CINEMA CIENTÍFICO NA ARGENTINA DE PRINCÍPIOS DO SÉCULO 20: ENTRE A PEDAGOGIA E O ESPETÁCULO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

LUGON, Olivier. NOVA OBJETIVIDADE, NOVA PEDAGOGIA: A RESPEITO DE AENNE BIERMANN.60 FOTOS, 1930. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.47, pp.31-49. ISSN 1414-3518.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/55867.

O artigo analisa o livro de fotografias, publicado em 1930de autoria de Aenne Biermannartista que se inseriu no movimento da Nova Pedagogia alemã, que almejava substituir o ensino calcado na leitura e nos livros pelo contato direto com os elementos do saber. A Nova Objetividade na fotografia, por essa razão, alcançou um papel pedagógico de grande relevância na Alemanha desse período, ao possibilitar aos estudantes o contato visual com as coisas do mundo. A fotografia possibilitou a produção de livros com imagens didáticas para uso em sala de aula, assim como a aprendizagem da fotografia foi incluída nas escolas alemãs como recurso do ensino gráfico criativo e como ferramenta do ensino de diversas matérias pela projeção visual.

Palavras-chave : fotografia; nova pedagogia; nova objetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português | Francês     · Português ( pdf ) | Francês ( pdf )