SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número47O CINEMA CIENTÍFICO NA ARGENTINA DE PRINCÍPIOS DO SÉCULO 20: ENTRE A PEDAGOGIA E O ESPETÁCULOFOTOGRAFIA, IMPRENSA DE VARIEDADES E EDUCAÇÃO: DISCURSOS VISUAIS E TEXTUAIS SOB O FOCO DE UMA PEDAGOGIA DE REVISTA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

MAUAD, Ana Maria. USOS E FUNÇÕES DA FOTOGRAFIA PÚBLICA NO CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.47, pp.81-108. ISSN 1414-3518.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/47244.

No texto discute-se a presença de fotografias na produção do saber histórico escolar, como plataforma privilegiada para a observação de práticas escolares associadas às possibilidades abertas pela história visual. A análise centra-se nos usos e funções da fotografia pública e nas possibilidades de se associar história visual à produção do conhecimento histórico em ambiente escolar. Introduz-se a noção de fotografia pública e a utilização desse tipo de imagem em livros didáticos contemporâneos.

Palavras-chave : fotografia pública; livros didáticos; história visual.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )