Acessibilidade / Reportar erro

FOTOGRAFIA, IMPRENSA DE VARIEDADES E EDUCAÇÃO: DISCURSOS VISUAIS E TEXTUAIS SOB O FOCO DE UMA PEDAGOGIA DE REVISTA

PHOTOGRAPHY, VARIETY PRESS AND EDUCATION: SPEECHES VISUAL AND TEXTUAL UNDER THE FOCUS OF A PEDAGOGY OF MAGAZINE

FOTOGRAFÍA, PRENSA DE VARIEDADES Y EDUCACIÓN: DISCURSOS DEL VISUAL Y TEXTUAL BAJO EL ENFOQUE DE UNA PEDAGOGÍA DE REVISTA

PHOTOGRAPHIE, REVUE DE VARIETE ET EDUCATION: DISCOURS VISUEL ET TEXTUEL SOUS LE THÈME D'UNE PÉDAGOGIE DE REVUE

Resumo

Neste artigo discutem-se possíveis usos e funções da imprensa de variedades ao destacar o potencial pedagógico da fotografia, considerada um signo discursivo de estatuto próprio que não deve ser desvinculado dos signos textuais. Sua contribuição problematiza os estudos em história da educação, sugerindo caminhos teóricos e metodológicos a partir de bibliografia produzida no campo das ciências humanas e da análise do discurso. Tem como exemplo específico aRevista do Globo, periódico quinzenal sul-rio-grandense, com ênfase à década de 1930. Por fim, reivindica o estudo da imprensa de variedade como uma das muitas possibilidades de se estudar as instituições e as práticas escolares, mas também ela própria como um dispositivo educativo ora de referência, ora referencial.

Palavras-chave:
fotografia; educação; imprensa; discurso; pedagogia de revista

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com